quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Comportamento: Games violentos influenciam na segregação social e racial ?

O jogo de computador Favela Wars vem causando polêmica por se basear em confrontos entre policiais e traficantes em comunidades ocupadas por forças de pacificação no Rio. Segundo os criadores, a ideia foi pensar o que seria da cidade se as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) dessem errado em um futuro próximo. O Complexo do Alemão, na zona norte, é uma das localidades reproduzidas no game. A fase foi incluída recentemente e traz riqueza de detalhes, como a presença dos bondinhos.  






O game está disponível na internet e é jogado em tempo real. Entre as mortes fictícias, aparece o "micro-ondas". A recomendação é para maiores de 18 anos. O jogador pode escolher entre defender grupos de policiais ou de traficantes. Favela Wars mistura ação e estratégia, bombas também podem ser usadas para derrotar os adversários. No game, servem de palco das batalhas comunidades como Rocinha, Cidade de Deus e Dona Marta
Dubladores profissionais gravaram os diálogos dos personagens, que inclui frases como “Olha os alemão ali, rapá”

Na hipótese criada no game, a favela da Rocinha foi reconquistada por traficantes, que armaram barricadas para bloquear os dois sentidos do túnel Zuzu Angel.

A psiquiatra Magda Vaissman acredita que o jogo incita a violência: 

— Os pais têm o dever de esclarecer que nem todos na favela são bandidos, têm mau caráter e são traficantes.

O diretor de Favela Wars, Dan Eisenberg, assume que o jogo é polêmico: 
— O jogo é recomendado para 18 anos. Agora, a internet está aí. As crianças têm que ser monitoradas pelos pais para poder ser educadas com coisas mais próprias.

Traficantes ostentam  jóias e armas de grosso calibre no game virtual.

A ideia surgiu quando um dos produtores foi surpreendido por um tiroteio na linha Vermelha, na zona norte do Rio. Assista ao vídeo

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário